PROUNI 2020: Inscrições, Vagas, Cursos, Requisitos

Essa é a sua chance de ingressar no Prouni 2020! Por isso, para que seja possível ficares por dentro das mais relevantes informações ao seu respeito, terás que conferir este post até o final. Sem mais delongas, vem com a gente saber tudo sobre o Prouni 2020.

Prouni 2020
Prouni 2020

Prouni 2020

Este projeto foi criado pelo Ministério da Educação, do Governo Federal, em 2004, com o objetivo de beneficiar pessoas sem graduação e que querem conquistar essa etapa da vida, mas ainda não puderam por conta da baixa renda familiar.

Prouni 2020

Sabia que mais de 1,5 milhões de estudantes já foram beneficiados pelo Prouni? E você também pode ter a oportunidade de conseguir uma bolsa para estudar em uma faculdade. Existem centenas de instituições parceiras para você escolher.

Prouni 2020

Prouni disponibiliza bolsas integrais e parciais e os cursos estão distribuídos em todo o Brasil. Não importa se você mora no sul ou norte do País, você também conseguirá uma chance de estudar. Até por que há cursos presenciais e a distância!

Prouni 2020

Quer saber como funciona o sistema de bolsas do Prouni 2020? Acompanhe o artigo e descubra como realizar esse desejo.

Vagas e Cursos Prouni 2020

São inúmeras instituições que participam do Prouni espalhadas pelo Brasil inteiro. Todas são reconhecidas pelo MEC – Ministério da Educação, e oferecem um ensino superior de qualidade. Selecionamos algumas para o seu conhecimento:

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie; – Prouni 2020
  • Faculdade Estácio de Sá;
  • Faculdade das Américas;
  • Faculdade Anhanguera;
  • Universidade Paulista; – Prouni 2020
  • Universidade Nove de Julho;
  • Faculdade Anhembi Morumbi;
  • Universidade São Judas Tadeu;
  • FMU; – Prouni 2020
  • Faculdade Oswaldo Cruz;
  • Pontifícia Universidade Católica;
  • Universidade Castelo Branco.

Esta é apenas uma relação, se quiser pesquisar outras situadas em sua região, entre neste link aqui na época de inscrições.

Os cursos são os mais variados. É possível encontrar modalidades de ciências exatas, humanas e biológicas. Há, por exemplo, como conseguir uma vaga em Medicina, Jornalismo, Moda, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Matemática, Letras, Serviço Social, História, Enfermagem, Engenharia, Direito, entre muitos outros cursos.

Como você terá a chance de colocar duas opções, poderá também escolher entre dois cursos que você sempre quis fazer, ou o mesmo curso em faculdades diferentes.

Prouni 2020
Prouni 2020

Requisitos Prouni 2020

O Prouni anterior já foi encerrado, mas você pode se preparar para requisitar uma bolsa para 2020. Para conseguir uma bolsa de estudos em faculdades privadas de sua cidade é preciso atender algumas condições.

Quanto ao seu estudo no ensino médio, é preciso que você esteja incluído em um desses grupos:

  • Ter cursado todos os anos do ensino médio em escola da rede pública.
  • Ter cursado como bolsista integral todo o ensino médio em escola particular.
  • Ter cursado metade do ensino médio em escola pública e metade em escola particular como bolsista integral.

Além disso, se você se incluir nos dois casos seguintes, também poderá garantir os benefícios:

  • Ser pessoa com alguma deficiência. – Prouni 2020
  • Ser professor da rede pública de ensino, que seja efetivo e que esteja atuando no momento. Neste caso, a renda mínima não é quesito avaliador.

Quanto a sua renda familiar, é preciso estar de acordo com os seguintes requisitos:

  • Para conseguir uma bolsa parcial, ou seja, 50% de desconto no valor total da mensalidade da instituição escolhida, o estudante deve ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • Para conseguir uma bolsa integral, ou seja, 100% de isenção no valor total da mensalidade da instituição escolhida, o estudante deve ter uma renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.
Prouni 2020
Prouni 2020

Nota do ENEM Prouni 2020

Esse é um dos mais importantes requisitos para conquistar uma bolsa no Prouni 2020. Além da renda mínima e das questões quanto à escolaridade, o aluno que requisitar uma bolsa no Prouni deverá ter realizado a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para isso, será preciso ter feito esta avaliação no ano imediatamente anterior ao período de inscrições no Prouni. Por exemplo: você fizer a prova do ENEM em 2019 e realiza a prova no ano de 2020. Então se você está inscrito para fazer o ENEM deste ano, poderá participar do Prouni em 2020!

E é com a nota final do ENEM que será possível se inscrever no Prouni. Mas para isso há uma nota mínima: você deve tirar mais que 450 na prova das questões gerais (os cinco cadernos de conhecimentos específicos) e na redação, e deve pontuar mais que zero.

No ano seguinte à realização da prova, no período de inscrições para o Prouni você deverá se cadastrar no site do programa e inserir sua nota para solicitar vagas. No ato da inscrição há a possibilidade de colocar até duas opções de faculdades e cursos. Você será chamado para uma das duas, caso consiga a vaga.

Está inserido em algum desses grupos? Realizou a prova do ENEM e tirou boas notas? Então não deixe de aproveitar essa chance incrível de ser um universitário na cidade e faculdade que deseja. E melhor, com isenção ou pagando uma mensalidade que cabe em seu bolso!

Prouni 2020
Prouni 2020

Bolsas Disponíveis Prouni 2020

Como falamos no início do texto, o Prouni 2020 oferece bolsas integrais e parciais. Elas são definidas a partir da renda familiar. Veja:

Bolsa integral Prouni 2020: Você ganhará o direito de ter isenção completa (100%) nas mensalidades da faculdade que escolher, ou seja, não pagará nada.

Bolsa parcial Prouni 2020: Terá o direito de ter 50% de desconto no valor total das mensalidades das faculdades que escolher, ou seja, pagará a metade do valor.

Se você já é aluno de alguma faculdade particular e a paga integralmente, poderá recorrer a este benefício realizando a prova do ENEM e requisitando a vaga em seu mesmo curso e instituição pelo Prouni 2020.

Prouni 2020
Prouni 2020

Inscrições Prouni 2020

Para se inscrever no Programa Universidade Para Todos você deve ficar de olho no período aberto para a candidatura. Como falamos, as de 2019 já foram encerradas e é preciso esperar as de 2020.

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, geralmente, no mês de janeiro, para início das aulas no primeiro semestre. E no mês de junho ou de julho, para início das aulas no segundo semestre.

O governo federal ainda não informou as datas para se inscrever no primeiro semestre de 2020. Não se esqueça que, para isso, você deverá realizar o ENEM este ano e ficar atento sobre o período de candidatura que será divulgado primeiramente neste site aqui.

Não deixe passar essa grande oportunidade. Faça a prova do ENEM e se candidate no Prouni 2020. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

PROUNI 2020: Inscrições, Vagas, Cursos, Requisitos

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *